segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carnaval da Neve . Covilhã . Serra da Estrela


O Carnaval da Neve, que decorre de 3 a 8 de Março na Covilhã, quer ganhar projecção nacional. Os foliões voltam a sair à rua, mas o programa pretende abrir o evento ao país. "A dimensão que o Carnaval da Neve já teve obriga o Clube Nacional de Montanhismo a ser ambicioso no modo como organiza este evento, deixando de ser um mero evento local, como foi testado no passado, mas construindo uma base credível para um projecto que se pretende venha a ser regional, ambicionando porém atingir a dimensão nacional", sustenta a organização.
O Carnaval da Neve realiza-se desde 1952 e é considerado "como um dos primeiros produtos da região de Serra da Estrela, mas tem de se tornar num produto turístico de referência".
Pedro Mamede, da Segredos_Mkt Turistico e Produção de Eventos, empresa que estabeleceu uma parceria com o Clube Nacional de Montanhismo para a produção e dinamização do cartaz deste ano do Carnaval da Neve, explicou à Lusa que uma das novidades desta edição é precisamente "o novo modelo de organização que se criou, uma parceria que junta entidades públicas, associativas e privadas".
"Trabalhar em rede será o método adoptado pelo Clube Nacional de Montanhismo, onde a Companhia Club como co-organizadora, bem como entidades públicas como a Câmara Municipal da Covilhã, a Turismo da Covilhã, Federação de Desportos de Inverno de Portugal, e demais associações locais irão ter um papel preponderante e pró-activo no desenvolvimento e engrandecimento deste projecto", acrescenta.
Outra das novidades prende-se com a divulgação, pois "os tradicionais cartazes vão ser preteridos em detrimento das redes sociais, pois o evento vai ser promovido no Facebook, no Twitter, no Blogeer, no Youtube, e terá um site oficial com toda a informação, em www.carnavaldaneve.com".
Esta organização visa ainda "recuperar antigas tradições que engrandeceram ao Carnaval da Neve, como o Desfile do Corso Infantil, a Eleição da Rainha da Neve e a Descida Nocturna de esqui e snowbord, conjugadas com iniciativas inovadoras e originais, para que a região volte a ter o Carnaval da Neve que merece".
Durante estes dias decorre no Pelourinho da cidade, "uma Feira de Inverno, com mostras gastronómicas e outros produtos locais, para que os turistas que se encontram de visita à Covilhã nestes dias possam também usufruir do artesanato e dos produtos regionais".
Em termos de animação musical, destacam-se as presenças do dj Fernando Alvim, dia 3, Mastiksoul dia 4, Marcelino da Lua dia 5 e a Party Zone Antena 3 - Carnaval da Neve 2011 no dia 7.
A promoção da neve e das montanhas deu mote às primeiras organizações, levadas a cabo pelo Clube Nacional de Montanhismo, "que juntou o Carnaval aos desportos de Inverno", mas "com estas parcerias pode projetar-se mais o evento e contribuir efectivamente para o desenvolvimento local e regional de uma forma sustentável".
"O cartaz turístico do Carnaval da Neve será uma forma de valorizar e engrandecer um dos mais potenciais produtos, capaz de gerar fluxo de turistas e servir de complemento a todas as unidades turísticas da região", avança a organização.
Autor: Lídia Barata in Jornal RECONQUISTA

Sem comentários:

Enviar um comentário